top of page
Foto do escritorAndressa Venturini

Saúde mental: O que é? Como cuidar da minha?

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a saúde mental é entendida como “um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de desenvolver e apropriar-se de suas capacidades, enfrentar o estresse normal da vida, trabalhar de modo produtivo e frutífero, além de contribuir positivamente para sua comunidade”. ¹

Em outras palavras, eu definiria saúde-mental como a capacidade de um indivíduo de viver bem consigo, com aqueles que ama, e em comunidade, e também a capacidade de lidar com as dificuldades da vida cotidiana. Para falar em saúde mental, precisamos considerar todos os aspectos que influenciam nossos sentimentos, pensamento e ações.


De forma a facilitar esse entendimento, vamos fazer uma analogia. Imagine um desenho infantil do sol, nele há um círculo e a partir deste círculo saem alguns raios. Imagine que o centro desse círculo representa você. O seu "eu". E os raios, são os aspectos que fazem parte da sua vida. Como eles estão? Como você avalia a qualidade a atenção que dá para cada um desses aspectos? Ao olhar para eles, quais te trazem a sensação de bem-estar, e quais precisam ser trabalhados ou melhorados?


Na minha concepção, cuidar da saúde-mental é olhar com atenção, carinho e cuidado para cada um desses aspectos:



Isso não significa que você precisa ter uma vida perfeita e totalmente equilibrada. Mas, é importante que consiga, dentro da sua realidade, dar atenção para aquilo que exerce influência em você.

Por exemplo, um dia estressante no seu trabalho é só mais um dia. Um mês ou mais vivendo sob constante estresse pode acarretar em diversas consequências para seu organismo. afetando não só em como você se sente, mas também na sua capacidade de tomar decisões, na resolução de problemas, pode ter efeitos nos relacionamentos, interfere também na qualidade do seu sono e altera sua forma de se alimentar.


Andressa, de que forma posso começar a cuidar da minha saúde mental?


A primeira coisa é fazer um exercício reflexivo sobre você e sua vida e entender que não existe uma fórmula mágica que funcione igualmente para todas as pessoas. (Se alguém tentar de vender isso, fuja!) Em seguida, responda:

  • Ao refletir sobre você e sobre sua vida, você identifica coisas ou situações que gostaria de mudar?

  • Identifica possibilidade ou vontade de desenvolver alguma área?

  • Existem situações conflituosas com as quais você não consegue lidar e precisa de ajuda?

  • Você tem sentimentos e pensamentos que te causam sofrimento? Suas ações causam sofrimento para você ou para pessoas com as quais convive?

Essas perguntas podem ajudar você a direcionar cuidado e energia para situações que precisam da sua atenção, e te motivar a procurar um profissional que te dê suporte. É de extrema importância que, caso você esteja percebendo dificuldades e não consiga lidar com elas, que procure um psicólogo ou psiquiatra.


Não deixe de cuidar da sua saúde. Não deixe de cuidar de você!








REFERÊNCIAS

¹World Health Organization. (2001). Strengthening mental health promotion. Geneva: WH








Comments


bottom of page